quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ida para Canela-RS

Acho que escrever um relato de uma viagem de quase 5 mil km é algo complicado e fiquei pensando com meus botões... por onde começar, afinal foi a minha primeira grande viagem, passei por 06 estados saindo do DF... muito chão e muita paisagem fantástica!! Depois de muito pensar... melhor coisa é começar do começo mesmo... hehehe...

Dia 15/04 eu tinha a pretensão de sair cedo, 05 da matina era para estar na estrada, tinha preparado a moto na vespera e tava com tudo pronto para sair... mas quem disse que eu acordei a tempo... hehehe, quando acordei já eram mais que 05 horas, ou seja, tensão nenhuma!! Tava tranquilo para pegar a estrada... sai de casa umas 06:20 rumo a Canela, rodei tranquilo e parei para abastecer no Núcleo Bandeirantes, moto com o tanque cheio.. foi só enrolar o cabo e rodar!
Quando passei por Cristalina-GO (120 km de Brasília), passei a andar somente por estradas desconhecidas.. tudo era novidade dali para frente!!... a pista tava ótima e viagem tranquila, passei por Catalão, abesteci de novo e peguei a estrada... passei por Uberlândia e no meio do nada, perto de lugar nenhum (entre Uberlândia e Uberaba) , depois de fazer uma curva a moto começa a dançar... parei no acostamento e vi o pneu traseiro furado... bom jeito de começar uma viagem..eheheh..


Lá fui eu, tirar as ferramentas do baú da moto... tirar umas fotos antes de começar o serviço...hehehe... tentei encher o pneu com o compressor que levei, e tentei e tentei e nada... o furo devia ser grande!! Pois é o jeito foi tirar a roda e trocar a camera de ar... ainda bem que tinha ferramenta pacacete na mala incluindo uma espatula de borracheiro e um matelo de borracha.. heheh... tirei a roda e quando estou terminando de colocar a camera de ar... passam três Cagivas... Blumm, Claúdio e Silveira, que disseram que iriam sair na segunda feira, mas acabaram enrolando e por mais que os três insistam.. Eu não estava de quatro no acostamento.. hehehehe.. tava trocando o pneu!!!... enfim, eles me ajudaram a colocar a roda de volta, enchi o pneu, coloquei as ferramentas de volta e voltei para a estrada... só que agora fui acopanhando as Cagivas...
Seguimos rumo a São Paulo pela Anhanguera... rodamos bastante... em média a uns 130, 140 km/h... para as Cagivas isso é fácil, mas para a minha XT foi dosse para leão.. hehehe.. a bichinha penou para acompanhar as 900... hehehe... a única coisa é que a moto do Blumm tava com consumo fantástico... 100 km por litro de óleo.. heheheh.. era um cheiro de Fiat 147.. hehehehhehe.. com esse problema, o Blumm ligou para o André em SP e acabamos durmindo por lá...
Dia 16 pela manhã (quinta-feira), o Blumm deixou a moto dele na casa do André e pegou uma outra moto emprestada para seguir até Canela... o André nos guiou por dentro de São Paulo e nos deixou na Regis Bitencourt para descermos para Curitiba... paramos no primeiro posto e, como o povo tinha que chegar em canela ainda na quinta e eles ficaram de acelerar e ir na frente... se desse eu os acompanharia... saímos do posto e eles já esticaram... mas, logo à frente engarrafamento para descer a serra rumo a Curitiba.... juntei com eles de novo.. andamos alguns poucos quilômetros juntos e quando eles começam a acelerar de novo, minha corrente cai... eu tava ultrapassando um caminhão... o Silveira, que viu a cena, parou para me ajudar... colocamos a corrente de volta no lugar e andei mais um km e fui arrumar direito a corrente, ele seguiu viagem para encontrar com o Blumm e o Cláudio e irem rumo a Canela... dei uma enrolada na lanchonete onde parei para arrumar a moto, comi alguma coisa e sai uns 30 minutos depois.... só não tava confiando muito na moto... mas logo passou a sensação de desconfiança e pude acelerar de novo... tudo tranqüilo até Curitiba...
Agora tensa foi a descida de Curitiba para Joinville, comecei a descer a serra – 120 km, já no fim do dia e com o tempo começando a fechar... andei uns 20 km e tive que parar para colocar capa de chuva... o tempo foi fechando, escurecendo... e a chuva começou a cair forte... vi alguns acidentes com caminhões... dois eu vi batendo, mas nada sério... e outro tinha um caminhão no canteiro central.. esse foi feio, mas já tava todo o socorro no local... decidi parar em Joinville – eram umas 18:40.. e eu ainda tinha a intenção de chegar em Floripa..., fui ao centro da cidade, achei um hotelzinho BBB e descarreguei a moto... hora de parar e descansar!!!
Dia 17/04... minha meta era ter chegado em Urubici-SC, no dia anterior... ao meio dia, mas como já tava pra lá de atrasado a idéia já era de seguir direto para Canela-RS e encontrar com a patroa e, falando nela é bom comentar que combinamos que eu ligaria para ela a cada quatro horas durante a viagem... e cumpri... liguei direitinho .. hehehehhehe... peguei a estrada de novo e fui descendo rumo ao sul, dei uma parada já no fim da manhã, logo depois de Floripa, para tirar água do joelho e não é que me passam quatro Cagivas na hora... o Cláudio, Blumm e o Silveira e mais o Gilberto (que tava vindo do Rio e tinha se juntado ao bonde.. heheh)... juntei com o grupo e paramos logo a frente para que eles me explicassem o que ainda estavam fazendo ali... a moto do Claudio havia soltado a corrente, e arrebentado o bloco do motor uns 50 km depois de nos separarmos.. devo ter passado por eles e não vi, e eles ficaram até à noite dando jeito na moto... acabou, pelo que os três contaram, que eles fizeram todo o serviço na moto só usando emprestando uma oficina que o guincho da concessionária da rodovia os havia deixado... o Gilberto havia encontrado com eles na estrada, depois que eles arrumaram a moto, e decidiu seguir viagem junto.
Eles estavam indo direto para Canela e eu me juntei ao bonde... andamos mais 10 km e a corrente da minha XT cai de novo... eu já num sono PQP... paro de novo no acostamento e vou regular a corrente... tive que deixar no ultimo nível de regulagem da relação (conjunto: corrente, coroa e pinhão) ... dai pegamos a estrada de novo, descemos pela BR 101... caminhão pacacete na rodovia, obra nem se fala... desvio em cima de desvio.. enfim, o pior trecho da viagem... no entanto, para chegarmos em Canela, pegamos a Rota do Sol (RS-486) que liga o litoral a Serra Gaúcha.. e fale sério, que lugar bonito!! Com isso chegamos em Canela-RS antes das 17h... e eu com a moto pedindo, na verdade implorando uma relação nova... hehehehehhe
O bom de chegar nesse horário foi a que Letícia tinha acado de chegar... e pudemos começar a curtir o Rio Grande Sul juntos.. hehehehe, pelo menos até a manhã seguinte quando tive que correr atrás de uma relação nova para a moto!!Valeu muito a viagem de ida, bem como as companhias na estrada... primeira parte vencida.. cheguei... agora era preparar a moto para a volta!!

2 comentários:

  1. Sobre a ida digo o seguinte: é F*** vc ficar em casa, com filho pequeno, sem saber onde e como o marido da gente está, especialmente quando ele é diabético e está na estrada a principio sozinho. Será que caiu? Será que passou mal? Será que comeu? Mistura de mãe com esposa nessas horas é inevitável.
    A minha parte também foi quase uma odisséia: 4 horas de aeroporto por erro de agência de viagens, chegada em Porto Alegre, traslado para Canela de bus... Pela primeira vez sozinha fora da minha cidade, foi divertido e educativo.

    Mas o melhor de tudo foi ver meu amor entrando pela porta IMUNDO mas inteiro e bem!!!

    E patroa é a $@@%&(

    ResponderExcluir
  2. Fabiano!!!! Adorei saber noticias da sua viagem... que aventura, heim!? Vamos marcar um encontro para vc me contar tudo! Além disso, preciso ver a Giovana, que ainda não conheço!
    Um grande abraço, da amiga, Michele

    ResponderExcluir

Diga ai o que você achou desse post.